domingo, 14 de junho de 2009

Passeio Argamassas-Xevora
















Pois é, voltámos a fazer o trajecto habitual de outros fins-de-semana em que iniciámos pelas Argamassas, em direcção aos Adães com uma descida agradável junto à pequena Barragem que se encontra perto do Monte. Entre o abrir umas e saltar outras, as cercas para o gado, fazem-nos perder algum tempo.
Quando chegámos ao Abrilongo, houve um corajoso que se meteu com as "Botas à Ribeira" e sem hesitar lá foi o Gil, com a água a tapar a pedaleira e num "cai não cai", conseguiu chegar à outra margem. Foi a motivação que faltava a todos. Não houve espetáculo de quedas na água como de outras vezes, mas foi interessante.
A partir dali começaram os furos, primeiro o Tozé numa das rodas, depois queixou-se da outra, e as bombas não davam ar nenhum...
Passámos pelos Riscos, com mais umas Porteiras electrificadas e já perto da Enxara concordámos em seguir o Rui a atravessar o Abrilongo com a Bike à mão, pois como a água quase tapava as rodas, seria impossível seguir montado.
Na Enxara o Luis decidiu regressar a casa, juntamente com o Gil e o Rui, porque tinham o "tal" almoço à espera.
Continuámos os resistentes, após o reabastecimento, e seguimos pelo estradão que vai dar ao Monte do Salvador. Fomos passar o Xévora mais abaixo, no caminho que antigamente se fazia para a Ermida de Nª Sª de Bótoa (Espanha). Ao chegar ao Monte do Xévora onde o Vasco foi reabastecer de água, a temperatura passava dos 40º, o que não facilitava a situação de regresso a casa.
Na entrada do alcatrão, logo depois do Monte de Castro, o Vasco furou e ficou para trás. Lá foi o "carro de apoio" e a situação resolveu-se, apesar de mais um tempinho perdido, que não nos deixou chegar à hora prevista de pôr o Carvão a arder para o almoço.
O João Luís ainda voltou para trás e veio ter connosco junto ao Chafariz, num acto de solidariedade para com os mais atrasados.
O calor abrandou um pouco, mas não choveu como ditavam as previsões.
O passeio teria sido mais duro se as temperaturas continuassem a subir
.









Sem comentários:

Enviar um comentário