quinta-feira, 25 de junho de 2009







Pois,



O fim-de-semana passado, não houve o habitual passeio de Bike, muito por culpa do calor forte que se fez sentir, acima dos 40º. O problema é que, mesmo nas horas sem Sol, a temperatura não baixava.



O pessoal tratou de arranjar as melhores desculpas para evitar a tortura de um passeio debaixo de um calor tórrido.



Quando assim é, dá para fazer alguma manutenção à "menina". Na minha Bike, deu para, além da lavagem, olear pontos que calaram uns pequenos ruídos que vinha fazendo, devido às travessuras que sofre cada fim-de-semana.



Há sempre umas fotos que ficam por aqui bem...



domingo, 14 de junho de 2009

Passeio Argamassas-Xevora
















Pois é, voltámos a fazer o trajecto habitual de outros fins-de-semana em que iniciámos pelas Argamassas, em direcção aos Adães com uma descida agradável junto à pequena Barragem que se encontra perto do Monte. Entre o abrir umas e saltar outras, as cercas para o gado, fazem-nos perder algum tempo.
Quando chegámos ao Abrilongo, houve um corajoso que se meteu com as "Botas à Ribeira" e sem hesitar lá foi o Gil, com a água a tapar a pedaleira e num "cai não cai", conseguiu chegar à outra margem. Foi a motivação que faltava a todos. Não houve espetáculo de quedas na água como de outras vezes, mas foi interessante.
A partir dali começaram os furos, primeiro o Tozé numa das rodas, depois queixou-se da outra, e as bombas não davam ar nenhum...
Passámos pelos Riscos, com mais umas Porteiras electrificadas e já perto da Enxara concordámos em seguir o Rui a atravessar o Abrilongo com a Bike à mão, pois como a água quase tapava as rodas, seria impossível seguir montado.
Na Enxara o Luis decidiu regressar a casa, juntamente com o Gil e o Rui, porque tinham o "tal" almoço à espera.
Continuámos os resistentes, após o reabastecimento, e seguimos pelo estradão que vai dar ao Monte do Salvador. Fomos passar o Xévora mais abaixo, no caminho que antigamente se fazia para a Ermida de Nª Sª de Bótoa (Espanha). Ao chegar ao Monte do Xévora onde o Vasco foi reabastecer de água, a temperatura passava dos 40º, o que não facilitava a situação de regresso a casa.
Na entrada do alcatrão, logo depois do Monte de Castro, o Vasco furou e ficou para trás. Lá foi o "carro de apoio" e a situação resolveu-se, apesar de mais um tempinho perdido, que não nos deixou chegar à hora prevista de pôr o Carvão a arder para o almoço.
O João Luís ainda voltou para trás e veio ter connosco junto ao Chafariz, num acto de solidariedade para com os mais atrasados.
O calor abrandou um pouco, mas não choveu como ditavam as previsões.
O passeio teria sido mais duro se as temperaturas continuassem a subir
.









quarta-feira, 10 de junho de 2009

Passeio das Argamassas




Hoje o Pedaladas foi para os lados do Xevora, passando pelas Argamassas, Adães,Riscos, Enxara e Monte Castro.
Aqui Junto um Link com o passeio:
http://campomaiorense.motionbased.com/
A distância de 52 Kilómetros no total, mas com elevação significativa no inicio e no final do passeio. O restante do trajecto é equilibrado, não tendo elevações muito íngremes. Tem sim, algumas armadilhas e muitas porteiras a transpor. Dá para fazer o reabastecimento num local aprazível como é a Exara. A Ribeira do Xevora tem alguma água e calhaus soltos que merecem alguma atenção e pericia para não irmos ao banho.
Bom trajecto de nível acessivel.

domingo, 7 de junho de 2009

Pedaladas em Arronches


O Pedaladas foi a Arronches, debaixo de um intenso calor e envolvido naquele pó amarelo/castanho de Tijolo, com uma elevação que mais parecia a serra do sofrimento. O Luís furou e perdemos muito tempo, pois a altura do Sol já estava a pique e passava dos 36º. Acabou-se a água a todos e só o tal Bar do Marco (Espanha), nos salvou de ficarmos todos esturricados.

Houve quem bebesse uma cervejolas, que naquele momento não me pareceu a melhor solução para vencer os Kilometros que faltavam.

Quando chegámos ao fim as pernas agradeceram o merecido descanso.