terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Fim de Ano



Este ano que está prestes a terminar, foi de facto, um ano com muitos quilómetros a pedalar.
Nem todos os fins de semana conseguimos fazer o habitual passeio de Bike com os amigos. Por vezes a área profissional não deixa, outras a família, ou até o muito mau tempo, não nos dão hipóteses de pedalar.
No entanto, foi um ano em que houve passeios, provas competitivas (olha quem fala) e até verdadeiras aventuras com dificuldade acima da média. 
De uma forma geral, foi um ano que trouxe momentos a andar na Bicicleta, muito bons, com grande prazer e divertimento. Também não faltou algum sofrimento físico, pela dureza de alguns percursos e também pela muita quilometragem que o "motor" tem.
Os amigos ou familiares mais próximos, alertam sempre com alguma preocupação, os casos de pessoas que o seu "motor" falhou por excesso de esforço.Em boa verdade, saber praticar desporto, tirando prazer e divertimento do que se pratica e gosta, não é para todos. O problema tem que ver com a competição. O pessoal, quando mais jovem (e menos jovem), gosta de mostrar as capacidades e sente desconforto quando é ultrapassado ou não consegue atingir determinados patamares de exigência física. Grandes erros! A verdadeira competição pertence a um nível diferente de treino e exigência que nada tem a ver com o trivial passeio dominical. Ter consciência disso, salva "motores".